quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sentada na Beira da Estrada



QUATRO. Hoje arrastei os pés por caminhos que tão bem conhecia. Estava tão cansada de dar aqueles passos que me sentei mesmo ali, à beira da estrada. Não tinha nenhum mar para observar e o céu estava cinzento, assim como tudo o que me rodeava.

Abri um livro que trazia comigo e deparei-me com um capítulo que me chamou a atenção: ‘Sentada na beira do Mundo’. Fantástico, pensei eu. Poderia ser ‘Sentada na beira da Estrada’, que iria dar ao mesmo.

Tratava-se duma pausa na viagem da personagem. Esta é quase obrigada a parar para reflectir, não só sobre ela própria, mas também sobre os aspectos positivos e negativos da humanidade.

Identifiquei-me, de certa forma, com esta Arabela sentada no limiar; situada num momento de transição entre o mundo conhecido e o desconhecido, para onde está prestes a descer. As árvores e as montanhas, que ela observa daquele lugar, estão invertidas. Estes elementos da Natureza são arquétipos de ascensão, representam a subida em direcção à consciência, aos céus, mas aqui, a realidade está às avessas ou será ela própria que se inverteu? Se ela descer, estará a entrar nos infernos, uma descida simbólica às zonas obscuras do inconsciente.

Parei de ler. À minha frente, os carros estavam parados com as rodas no ar. Fantástico, pensei eu, que nunca soube fazer o pino. De repente, já nada me parecia cinzento. Tinha entrado ‘No Reino do Sonho’.


Texto inspirado no livro 'No Reino do Sonho' da autora Natália Bebiano.

Publicado também n 'O Bar do Ossian'

6 comentários:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Espero que nenhum te tenha atropelado!

Anónimo disse...

Gostei mesmo muito deste texto! Beijo!

Brain disse...

NICE! :)

Um Beijo de Mim

Beticris disse...

Depois desta leitura vou aproveitar para fazer a pausa do dia para sonhar...sonhar...sonhar :)
Espero que o dia acorde menos cinzento...

Beijos amiga

Susn F. disse...

Roderick: Fui atropelada, sim, mas foi pelo teu comentário.

Arion: Obrigada :) Beijo para ti.

Brain: Great! :)

Um beijo.

Beticris: Espero que os sonhos tenham sido tão coloridos como as tuas telas e que o dia te esteja a correr bem.

Bjinhos miga

Miss* Duvalle disse...

Os livros que nos permitem entrar na história e que nos fazem sentir personagens são especiais...

Ou todos são especiais?

Talvez só tenhamos que os ler na altura certa da vida :))


Tiveste a sorte!!

:))


Bjinho meu e do carrinho amarelo que anda sp a trambulhar na mala do meu carro.